EAP

Escola de Administração Pública do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Palestra motivacional encerra programação do 'mês do servidor'

Por: Andreza Teixeira - 27/10/2017 - 16:01

Foto: Sem Autor da Midia

Ao desempenhar suas atividades de forma eficiente, o servidor público contribui com a sociedade e com o desenvolvimento de sua própria carreira. As formas de atingir este objetivo foram discutidas nesta sexta-feira, 27, durante a palestra motivacional “A Reinvenção do Servidor”, ministrada pelo coach de liderança Alexandre Prates. O encontro aconteceu no Museu Sacaca, zona sul de Macapá e encerrou a programação do Mês do Servidor Público. A palestra motivacional reuniu centenas de funcionários que atuam em diferentes órgãos administrados pelo Governo do Amapá, realizador do evento.

Prates atua há mais de dez anos como coach, que é o profissional especializado em assessorar um cliente para ele que alcance suas metas. Durante a palestra, Prates explicou que em razão da realidade extremamente conectada, em que as opiniões e informações são disseminadas instantaneamente e em que tendências e informações ficam defasadas cada vez mais rápido, para obter destaque em seu trabalho e melhores resultados o profissional precisa adaptar-se as mudanças, isto é, se reinventar, valorizar pequenos desafios, melhorar seu relacionamento com as pessoas e se dedicar de forma mais intensa ao ofício.

O coach também explicou que um dos principais desafios das instituições, inclusive as públicas, é manter um colaborador engajado, isto é, um profissional que que enxerga em seu ofício algo além de uma necessidade. Ele destacou que as pessoas que desenvolvem atividades em instituições públicas devem prezar pelo bom atendimento ao cidadão, pois a ação é positiva tanto para quem atende, quanto para quem é atendido. 

“Quando sirvo sou lembrado, sou reconhecido. Quando sirvo estou transformando a vida daquela pessoa que estou servindo e isso transforma a sociedade”, pontuou Prates.

Marlucio Alcântara é gerente de implantação do Sistema Integrado de Recursos Humanos (SIGRH). Ele participou da palestra motivacional e acredita que ela foi importante para despertar nos servidores públicos a necessidade de desenvolver seu trabalho da melhor forma possível. “O que eu achei mais interessante foi o diferencial apontado entre aquele servidor que trabalha apenas porque precisa e aquele que realmente que se engaja no que faz e que sente a necessidade de fazer parte de um processo de melhoria”, afirmou.

A secretária adjunta da Secretaria de Estado de Administração (Sead), Regina Duarte, também assistiu a exposição. “Realizamos nossos serviços para os cidadãos do Estado do Amapá. Palestras como essa nos incentivam a nos reinventar para melhor servir à população”, afirmou.

“Através da palestra, o servidor poderá perceber de que forma é possível ele ser mais engajado dentro de seu setor, contribuindo para que atender melhor a sociedade que ganha com o servidor capacitado”, afirmou Cristiane Vilhena, diretora-presidente da Escola de Administração Pública do Amapá (EAP).

Mês do Servidor   

A palestra “A Reinvenção do Servidor” encerra a programação especial em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro. Entre os dias 2 e 27 deste mês, o Governo do Amapá organizou atividades com objetivo de capacitar, por meio da formação continuada, os servidores públicos do Estado em diversas áreas de atuação, com palestras motivacionais, oficina de redação oficial e curso de gestão da organização interna de arquivos e documentos. 

Este ano, a programação atendeu servidores dos municípios de Amapá e Mazagão, além da capital.  Segundo a Escola de Administração Pública (EAP), aproximadamente 1.600 servidores participaram das ações do Mês do Servidor.